outubro 08, 2007

Gíria do MMA - Parte 1

Escrito por: kazemirai
Striker? Wreslter?Passar a guarda? Rear Naked Choke? Single Leg? TUF? Que é tudo isso??? Para quem é novo no mundo do MMA e lê as entrevistas, assiste na tv ou outra coisa deve achar todos esses termos díficies de enteder e acaba ficando meio confuso. Mas não mais, abaixo explicarei o que cada um termos mais usados na "gíria" do MMA significam. Vamos a eles:

Striker: Esse é básico. Aparece direto em entrevistas, em fórums, na descrição dos lutadores e tudo que é lugar possível. Mas o que é? Basicamente "Striker" é aquele tipo de lutador que tem preferência por lutar em pé, usando principalmente socos. Um "Striker também costuma usar chutes de quando em vez. No K-1, todo mundo é "Striker".
Strikers famosos: Chuck Liddell, CroCop, Tim Sylvia, Peter Aerts, Wanderlei Silva

Wreslter: Vem do termo "Wrestling" que é um esporte no qual o praticante tenta derrotar um oponente sem atacá-lo com objectos inanimados, como uma arma. No MMA o lutador que utiliza técnicas de "Wrestling" é chamado Wreslter. Um "Wreslter" na maioria das vezes vai tentar derrubar seu oponente, ficar por cima dele e começar o "Ground n' Pound"(mais sobre isso abaixo).
Wreslter famosos: Mark Colleman, Kevin Randleman, Randy Couture, Dan Severn, Tito Ortiz

Ground n' Pound: Técnica muita usada principalmente por wreslters, consiste em derrubar o oponente e bater nele com socos enquanto fica por cima. A razão dessa técnica ser muito usada por wreslters é a grande base que o "Wrestling" proporciona ao lutador, permitindo manter a posição dominate sobre o adversário, não deixando o se levantar e ao mesmo tempo batendo nele de uma posição superior.
Quem usa: basicamente todos Wreslters usam, mas o lutador que tem utilizado o Groundn' Pound ao máximo no MMA atual é Emelianenko Fedor.

TUF: Esse termo começou a ser usado a não muito tempo atrá, é basicamente uma abreviação para o nome do programa The Ultimate Fighter. Neste "reality show" um grupo de lutadores é posto numa casa, dividido em duas equipes e tem que passar por provas para se manter no programa. Como todo bom reality show, todo final de episódio um lutador vai para casa. Algumas pessoas dizem que o TUF é a razão do MMA estar se tornando tão popular.
TUF's famosos: Stephan Bonnar, Forrest Griffin, Rashad Evans, Michael Bisping, Keith Jardine

TUF Noob: Esse termo é muito usado nos fórums americandos de MMA. É basicamente um termo pejorativo para as pessoas que começaram a assistir MMA influenciados pelo TUF. Essas pessoas tem a tendência de achar os lutadores do TUF os melhores do mundo. Essas mesmas pesoas também costumam achar que o Fedor não é tão bom assim. Como é possível ver esse termo é aplicado justamente.
TUF Noobs famosos: todos que começaram a assistir MMA influenciados pelo TUF.

Bandwagon: Vulgo "maria vai com as outras". Aquele tipo de "fã" que gosta de um lutador hoje e amanhã de outro. Geralmente depois de um evento, principalmente aqueles que tiveram algum "UPSET" fica mais forte.

Upset: Termo muito usado na política e nos esportes. Basicamente é quando esperava-se que alguém ganhasse mas esse alguem acabou perdendo. No mundo do MMA "upsets" são muito comuns devido a natureza do esporte, em que qualquer um pode ser nocauteado ou finalizado a qualquer hora.
Upsets Famosos: CrocopX Randleman, Matt HughesX George St Pierre, ShogunX Forrest Griffin, CroCopXGabriel Gonzaga, Randy CouturexTim Sylvia


Por enquanto é isso, com esses termos ae já é possível entender muita coisa. Na parte 2 vou por ainda mais "gírias" do MMA.

6 comentários:

  1. Por favor, continue com as Gírias do MMA. Gostei muitíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Vlw, vou continuar sim, tem bastante coisa para por ainda!

    ResponderExcluir
  3. Legal. Pratico Muay Thai e adoro ver lutas. Gostei das gírias.

    Um abraço.

    Mauro.

    ResponderExcluir

Mais Notícias Recentes