Páginas

janeiro 30, 2009

Hélio Gracie, Lenda do Jiu Jitsu Morre aos 95 Anos


Hélio Gracie, lendário patriarca da família Gracie e pai do Jiu-Jitsu brasileiro, faleceu aos 95 anos, segundo a GracieMag.com.

Gracie faleceu na quinta-feira em Itaipaiva, Rio de Janeiro enquanto dormia depois de ter sido admitido em um hospital local, alguns dias antes por problemas estomacais.

Segundo o hospital, Helio apresentou um quadro de pneumonia, e os exames descobriram uma leucemia.

Gracie foi reconhecido mundialmente por suas realizações no esporte de Jiu-Jitsu, além de servir como pai para lendas como Royce, Rickson e Rorion Gracie, que ajudaram a formar o Ultimate Fighting Championship (UFC).

Condecorado com a faixa vermelha de 10o grau, Hélio foi um herói nacional. Em outubro passado, Gracie comemorou seu 95° aniversário. Ele será lembrado ao longo do tempo como o homem que ajudou a construir esta geração de lutadores e grapplers que competem a nível mundial.

Conhecido pela muitas lutas ao longo de sua vida, Hélio Gracie enfrentou lutadores de várias disciplinas diferentes para ajudar a promover o legado do Jiu-Jitsu. Uma luta que atraiu milhares de fãs e até mesmo o presidente do Brasil foi à luta de Helio contra o judoca japonês Masahiko Kimura.

Os dois guerreiros que lutaram com tudo e, no fim, foi Kimura aplicou um armlock que acabou por quebrar o braço de Hélio, pois ele recuou-se em bater. A partir desse o “Ude garami reverso” passou a ser conhecido como “Kimura”, um movimento ainda muito usado por lutadores de jiu-jitsu e MMA.

Em uma entrevista para a revista da família, Hélio Gracie falou sobre sua morte e dizendo: “Eu já disse aos meus filhos que, quando eu morrer eu quero que haja uma festa. Sem bebidas e sem confusão.”

O mundo tem uma lenda a menos hoje, após o falecimento do Mestre Hélio Gracie.

Um comentário:

  1. oq eu sei hj no jiu jitsu é graças a o mestre helio

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas